As empresas estão sendo pressionadas a realizar a troca de todo seus ativos de iluminação para uma tecnologia mais moderna, como o LED, que é 90% mais eficiente energeticamente que as lâmpadas convencionais. E para muitos empresários e responsáveis técnicos que estão à frente para modernizar suas instalações, a tentação de comprar um produto importado no mercado paralelo é grande, justamente pelo preço ser relativamente mais baixo que o mercado nacional e regulado. Mas será que vale a pena? Abaixo expomos alguns argumentos para seu conhecimento.
Garantia
As lâmpadas e luminárias importadas são vendidas diretamente do fornecedor de origem para as empresas aqui no Brasil, ou para um distribuidor nacional. A grande questão é que estes produtos, por muitas vezes, não cumprem alguns requisitos de testes e garantias pós-vendas, deixando a desejar na qualidade de atendimento a eventuais defeitos. Por outro lado, alguns representantes nacionais simplesmente procedem apenas com a importação e distribuição, deixando a tarefa de pós-venda nas costas do próprio fabricante do outro lado do mundo. Portanto, caso necessite de uma troca rápida ou reparo de produto, simplesmente terá que aguardar um tempo muito grande para ter seu problema resolvido. A grande questão é que geralmente não é um produto ou outro que pode apresentar problemas, mas sim grande parte do lote. Poder contar com uma fábrica nacional que atenda os requisitos necessários e normas vigentes no Brasil é uma saída mais racional, pois terão garantia de procedência e poderão atender com eficiência uma eventual falha de produto.
Especificações incosistentes
Não é incomum que alguns produtos importados não atinjam as especificações ou expectativas anunciadas. Não estamos falando das especificações básicas, mas sim daquelas que as pessoas não se deram conta ainda do quão importante são. O IRC (índice de reprodução de cores), IP (índice de proteção), Fluxo Luminoso ou Eficácia Luminosa, por exemplo, são essenciais para entregar o resultado prometido para assim não ter um projeto de iluminação falha ou causar problemas não previstos anteriormente. Um outro fator também deve ser pensado: muitas lâmpadas geram um consumo muito maior do que o prometido, refletindo diretamente nos custos de consumo de energia de sua empresa. Provavelmente o centavos economizados por um produto de origem internacional podem ser cobrados na sua conta de energia.
Variações do dólar
Importações sofrem diretamente com o preço do dólar, isso já é sabido. A variação da moeda americana pode causar um impacto diretamente nos investimentos das empresas em iluminação, uma vez que entre o período de estudo de projetos/cotações e o efetivo pagamento pode levar um tempo, deixando margem para variações não previstas. A situação pode ficar mais desfavorável ainda quando se tratar de reposição por produtos defeituosos. Um orçamento previsto em cima da cotação do dia da aquisição poderá ter uma grande variação no momento da manutenção, que pode ser alta, como mencionado anteriormente.
Projetos engenheirados
Para as empresas e projetos que ainda não encontraram um produto ideal para suas necessidades, algumas fábricas nacionais oferecem a possibilidade de produção local de projetos concebidos por designer e engenheiros locais. É a garantia que você participará de toda a concepção, desde a prova de conceito do projeto, passando pela escolha dos componentes e confecção do protótipo, bem como da finalização do produto para produção em escala. A Pro Inova é uma fábrica nacional que está totalmente preparada para colocar seu projeto de luminária em prática, realizando testes em conformidade com as normas nacionais para garantir que sua ideia seja aplicada em sua empresa, ou de seu cliente.
Existem diversas opções de lâmpadas e luminárias no mercado. As empresas buscam as opções que melhor se adequam às suas necessidades. Porém, é importante salientar todos os aspectos que os fornecedores prometem e cumprem sobre seus produtos, sejam eles nacionais ou importados. Não apenas preço, mas principalmente qualidade e desempenho, e como o fornecedor garante que o produto foi testado, tem garantia, atende às normas vigentes e principalmente como procederá em caso de defeito.