PRO INOVA

Inovação em tecnologia LED

BUSCA POR PRODUTO

Conceitos Básicos de Iluminação

Ao escolher uma lâmpada, é sempre importante atentar-se principalmente aos 4 componentes abaixo:

FLUXO LUMINOSO

É chamado fluxo luminoso a radiação total emitida em todas as direções por uma fonte luminosa ou fonte de luz que pode produzir estímulo visual. Estes comprimentos de onda estão compreendidos entre 380 a 780 nm. Sua unidade é o lumen (lm).

TEMPERATURA DE COR

A temperatura de cor é uma analogia entre a cor da luz emitida por um corpo negro aquecido até a temperatura especificada em Kelvin e a cor que estamos comparando. Ex.: uma lâmpada de temperatura de cor de 2.700 K tem tonalidade suave, já uma outra de 6.500 K tem tonalidade clara.

EFICIÊNCIA LUMINOSA

É a relação entre o fluxo luminoso e a potência consumida. Veja alguns exemplos: Lâmpada incandescente 100W = 1.600 lm, logo 1600 / 100 = 16 lm/W. Lâmpada fluorescente compacta 15W = 920 lm, logo 920 / 15 = 61,3 lm/W. Portanto, quanto maior o número, mais eficiente é a lâmpada por Watt consumido.

ÍNDICE DE PROTEÇÃO (IP)

O sistema de avaliação de proteção IP é um padrão definido pela norma internacional IEC 60529. O sistema de avaliação classifica o grau de proteção fornecido por um compartimento de equipamento elétrico contra objetos sólidos (como poeira) e líquidos (água, óleo, etc.). O grau de proteção fornecido por um compartimento é indicado com um sistema de 2 dígitos: o primeiro número indica o grau de proteção contra objetos sólidos e o segundo número indica o grau de proteção contra líquidos

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

TOP