
Alguns museus e prédios que tenham obras de arte em suas premissas também podem se beneficiar das propriedades do LED. O calor também podem danificar com o tempo as cores das obras, deixando as artes com tons desbotados. O LED não emite raios UV e Infravermelho e tem baixa emissão de calor, o que ajuda a manter uma temperatura sadia sobre as peças e agradável a sensação do ambiente. Já que o LED emite pouco calor, ajuda a manter por muito mais tempo as propriedades e cores originais das obras. Porém, é necessário observar nas características das lâmpadas o IRC, pois usado inadequadamente, poderá distorcer as características da obra em seu estado natural.
Outro fator importante a ser levado em consideração é que a iluminação LED produz muito menos calor que as tradicionais lâmpadas. Com isso, os insetos não são tão atraídos pelas lâmpadas, e os monumentos e estátuas ficam livre de parasitas que incomodam a população.
Além do mais, o LED ainda permite que uma gama completa de cores possa ser usado para alterar características das obras. Um bom exemplo são as campanhas de Setembro Rosa e Novembro Azul para conscientização da população sobre a importância dos exames períodicos. Atualmente é bem comum as prefeituras e prédios comerciais usarem tons coloridos para engajamento sobre as causas.
O uso de luminárias LED também pode ser usado como limitador de áreas e reprodutor de ambientes. Ao escolher lâmpadas que tenham ângulos de aberturas menores, você poderá conseguir uma iluminação mais focada, podendo criar caminhos para pedestres, ou enfatizar um ponto em específico de obras públicas. Limitar os ambientes com luminárias com características diferentes também pode uma boa opção para locais que não necessariamente precisam de uma limitação física, como paredes e tapumes. Com a própria iluminação pode-ser criar visualmente diferentes ambientes, mesmo em espaços públicos. O LED é muito mais eficiente para este tipo de utilização.
Uma ótima opção de iluminação para este fim são as Flood Light da linha de refletores da Pro-Inova. Clique aqui para saber mais sobre os modelos disponíveis.